Lomadee

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Protesto terminou em ação violenta e descabida de grupo tático da PM

Como já foi dito aqui no blog, "o negócio tá feio" aqui em Santa Luzia do Pará.
Ontem (05), a população mais uma vez interditou a BR-316, mas o resultado foi pior que a vez passada, pois teve vítimas com olho estourado, braço quebrado, e outros tipos de agressões que os policiais do GTO fizeram contra os manifestantes.
Abaixo, veja a matéria publicada pelo blog Santa Luzia Online - O blog do Rei, mostrando, nas fotos, os resultados desta manufestação.

Adaptado de Santa Luzia Online - O Blog do Rei
"O protesto da população - em grande parte funcionários públicos municipais - que fechou a BR-316 hoje pela manhã em Santa Luzia por conta dos salários atrasados em consequência do bloqueio das contas da prefeitura que tem impedido o acesso do prefeito Zaqueu Salomão aos recursos para a quitação de salários e pagamento de fornecedores e prestadores de serviços há quase um mês, terminou por volta das 14 hs com uma ação desastrosa do GTO [Grupo Tático Operacional] da Polícia Militar que reprimiu violentamente a manifestação - pacífica, repita-se, por que em momento algum os manifestantes se voltaram contra as forças policiais - usando bombas de efeito moral e balas de borracha.
Segundo informações de fontes presentes no local, eram apenas quatro policiais que sem nenhum diálogo avançaram agressivamente na direção dos manifestantes que correram, mas foram perseguidos [porém, a palavra mais adequada seria caçados] até o Auto Posto El Elion [leia-se posto do Glécio], onde se refugiaram e mesmo sem esboçar nenhuma reação foram atacados. Um rapaz que atende pela alcunha de "RN", bastante conhecido na cidade, foi atingido por um projétil de borracha no olho direito correndo o risco de perder a visão, uma moça teve o braço quebrado durante a correria e ainda outros casos, menos graves, de pessoas machucadas pelos disparos, mas que ficaram sangrando e com hematomas por todo o corpo.
Atitudes como estas, extremamente lamentáveis e dispensáveis só reforçam o esteriótipo de que a polícia é uma ameaça á integridade do cidadão em qualquer circunstância."
Confira abaixo, algumas fotos do episódio:
Cobertura fotográfica: Heleno Neto



Policiais do GTO perseguindo os manifestantes
Policiais do grupo tático avançando contra os manifestantes

Grupo tático do GTO - da Polícia Militar


Policial do GTO disparando balas de borracha conta a população

Manifestante atingido no olho direito por uma bala de borracha


Manifestante que teve o olho direito atingido por uma bala de borracha

Um dos projéteis usados pela polícia



Policiais do GTO perseguindo manifestantes


Manifestantes refugiados no posto El Elion e mesmo assim sendo atacados pelos policiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário