Lomadee

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Enem atende às necessidades de seleção da UFPA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “atende à concepção das competências e habilidades trabalhadas por questões contextualizadas e de interdisciplinaridade” e qualquer mudança no Exame será discutida pela UFPA, afirma o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Mauro Magalhães. Segundo o professor, o Enem é o melhor exame de avaliação padronizado para o Brasil, apesar dos problemas que enfrentou em suas últimas edições.
Em seus últimos dois Processos Seletivos, a UFPA adotou o Enem como primeira etapa de seleção; na segunda fase aplicou prova elaborada e aplicada pela própria Universidade. “A UFPA vem navegando a favor da maré e acertou no momento em que fez a opção de trabalhar com o Enem, pois, além de fazermos parte desse contexto nacional, nosso candidato ainda é avaliado pela equipe da Universidade”, afirma o professor Mauro Magalhães.
A Universidade utiliza o Exame também como única etapa de seleção no 2º Processo Seletivo Especial 2012, o qual tem o objetivo de ocupar 307 vagas, sendo oito na capital, Belém, e 299 no interior, que não foram preenchidas no PS 2012.
Duas edições - No final do mês passado, o Ministério da Educação (MEC) decidiu que não mais realizará duas edições do Exame em 2012, como estava planejado anteriormente. Os motivos alegados para o cancelamento do Exame - cuja primeira edição seria em abril, e a segunda, em novembro - foram a conclusão, da empresa de gestão de risco Modulo Security, de que duas edições sobrecarregariam as estruturas logísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
"Não podemos colocar a máquina em fadiga. Há uma questão tecnológica a ser resolvida. É um problema novo que foi colocado e que não é tão simples assim", disse o então Ministro da Educação, Fernando Haddad, antes de deixar o Ministério, no mês passado, em entrevista coletiva, que marcou a concessão de um milhão de bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

Mudanças – A Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) da UFPA, responsável pelo estudo e pela regulamentação do Processo Seletivo, ainda não havia avaliado a possibilidade de haver duas edições do Enem e, até o momento, o modelo definido na última seleção continua sendo válido.
Segundo o professor Mauro Magalhães, para que ocorram mudanças, é feita uma avaliação do processo anterior e, diante de problemas ou novas ideias, a Coperps encaminha aos institutos e campi a sugestão de alteração para discussão, posteriormente a proposta é enviada para a Proeg. O assunto, ainda, é rediscutido na Comissão e, por fim, no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para ser definido o novo modelo.

Texto: Vito Ramon Gemaque – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário