Lomadee

sexta-feira, 1 de março de 2013

Mais de 30 unidades educacionais serão construídas no Pará

Até dezembro de 2014, R$ 363 milhões devem ser investidos pelo Governo do Estado para a construção de novas escolas, ginásios e quadras e para a reforma de unidades educacionais. Serão 33 novas escolas normais e 11 tecnológicas espalhadas pelo Pará. Na lista de reformas, estão 154 unidades educacionais. Serão criados 129 ginásios poliesportivos; outras 150 quadras passarão por adequação.

Diariamente, a Seduc [Secretaria de Estado de Educação] tem publicado no DOE [Diário Oficial do Estado] licitações e informes sobre o andamento das obras e locais beneficiados. Muitos dos trabalhos são demandas antigas das comunidades escolares. O investimento deverá preparar as unidades para os próximos 10 anos. Um cuidado especial será dado aos prédios históricos e tombados. Parte dos recursos são do Governo, mas há dinheiro do Mec [Ministério da Educação] e do BID [Banco Interamericano do Desenvolvimento]. As obras estão incluídas no projeto "Mais Saber".

O secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, José Croelhas, explica que ao todo 400 escolas serão beneficiadas em todo o Pará. Ele fez questão de ressaltar que não se trata apenas de intervenções estéticas. Em 2011, no início do governo Jatene, foi feito um levantamento nas 1,2 mil escolas que compõem a rede estadual. Pelo menos 500 apresentavam problemas nos telhados, quadras descobertas ou inexistentes, banheiros sucateados, pisos quebrados e o sistemas elétricos antigos demais. "Havia escolas comprando centrais de ar sem observar as limitações e idade dos sistemas elétricos. Então estávamos tendo ocorrências de piques de energia, apagões e até riscos de incêndio", lembrou.

Das 1,2 mil escolas, 100 foram reformadas em 2011. No ano passado 40 obras foram retomadas, mas o ritmo foi desacelerado por atrasos nos repasses de recursos federais e pela baixa arrecadação de impostos. As 360 obras restantes devem ser concluídas até o final desta gestão. Uma das que já foi concluída no rol de adequações ou construções foi a escola estadual Tenoné, que ganhou um ginásio poliesportivo completo.

Fonte: Agência Pará de Notícias